Seja um membro LRI

Receba notícas em primeira mão assim como ofertas privilegiadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fontes Industriais da Família MDR da Meanwell

Garanta eficiência em seus projetos com a linha MDR da Meanwell, fontes de alimentação robustas para uso industrial.

G-4514PD-4GAU

Controlador Programável G-4514PD-4GAU: Características, Vantagens e Instalação em Automação Industrial

O G-4514PD-4GAU é um controlador programável que permite a implementação de soluções de monitoramento e controle remoto para diversas aplicações industriais, como energia, agricultura, meio ambiente, transporte, etc. O G-4514PD-4GAU utiliza a tecnologia 2/3/4G para a comunicação sem fio com a internet e o GPS para a localização geográfica dos dados. O G-4514PD-4GAU possui 8 entradas analógicas, 3 entradas digitais, 3 saídas digitais, 1 relé, 2 portas de comunicação e 1 porta LAN. O G-4514PD-4GAU suporta o uso de painel solar e bateria para a alimentação do sistema. Neste texto, vamos abordar as principais características, vantagens e formas de instalação do produto.

Características do G-4514PD-4GAU

  • Possui uma interface 2/3/4G com conector SMA fêmea, que suporta os padrões GSM/GPRS/EDGE/WCDMA/HSDPA/HSPA+/LTE de redes móveis, com taxa de transmissão de até 150 Mbps e alcance de até 10 km em ambiente aberto.
  • Possui uma interface GPS com conector SMA fêmea, que suporta os padrões GPS/GLONASS/Galileo/BeiDou/QZSS de sistemas de navegação por satélite, com precisão de até 2.5 m e tempo de fixação de até 35 s.
  • Possui 8 entradas analógicas isoladas com conector de parafuso de 14 pinos, que podem ser usadas para medir sinais de sensores como temperatura, pressão, umidade, nível, etc. As entradas analógicas podem ser configuradas para diferentes faixas de tensão ou corrente: ±150 mV, ±500 mV, ±1 V, ±5 V, ±10 V ou ±20 mA.
  • Possui 3 entradas digitais isoladas com conector de parafuso de 6 pinos, que podem ser usadas para receber sinais de dispositivos como botões, chaves, sensores, etc. As entradas digitais podem ser configuradas para diferentes modos: contador (até 3 kHz), frequência (até 100 Hz) ou estado lógico (alto ou baixo).
  • Possui 3 saídas digitais isoladas com conector de parafuso de 6 pinos, que podem ser usadas para enviar sinais para dispositivos como relés, solenoides, lâmpadas, etc. As saídas digitais podem ser configuradas para diferentes modos: pulso (até 3 kHz), PWM (até 100 Hz) ou estado lógico (alto ou baixo).
  • Possui um relé isolado com conector de parafuso de 3 pinos, que pode ser usado para acionar dispositivos como motores, bombas, válvulas, etc. O relé pode suportar uma carga máxima de 5 A @ 250 VAC ou 5 A @ 30 VDC.
  • Possui duas portas de comunicação com conector DB9 macho: uma porta RS-232 e uma porta RS-485. As portas podem ser usadas para comunicação com dispositivos como computadores, terminais, modems, sensores, atuadores, inversores, etc. As portas podem ser configuradas para diferentes parâmetros de comunicação: taxa de transmissão (até 115200 bps), bits de dados (7 ou 8), bits de parada (1 ou 2), paridade (nenhuma, ímpar ou par) e controle de fluxo (nenhum ou RTS/CTS).
  • Possui uma porta LAN com conector RJ45 fêmea, que pode ser usada para comunicação com dispositivos como roteadores, switches, servidores, etc. A porta suporta os padrões IEEE 802.3/802.3u/802.3x/802.3az de redes locais, com velocidade de 10/100 Mbps e modo de operação half/full duplex.
  • Possui um LED indicador de status da alimentação e da comunicação.
  • Possui um botão RESET que permite reiniciar o controlador.
  • Possui uma fonte externa de alimentação com entrada de 10~30 VDC e saída de 5 VDC.
  • Possui um software ISaGRAF Workbench V3.55 ou superior, que permite a programação do controlador em cinco linguagens diferentes: Ladder Diagram (LD), Instruction List (IL), Structured Text (ST), Function Block Diagram (FBD) e Sequential Function Chart (SFC).
  • Possui um software ISaGRAF Target V3.55 ou superior, que permite a execução do programa no controlador e a comunicação com o software ISaGRAF Workbench via interface RS-232.
  • Possui um software G-4514PD Utility, que permite a configuração dos parâmetros da interface 2/3/4G e do GPS, como APN, PIN, PUK, etc.
  • Possui um software EZ Data Logger, que permite a coleta, o armazenamento, o processamento e a visualização dos dados provenientes das entradas e saídas do controlador.

Vantagens do G-4514PD-4GAU

  • Permite a implementação de soluções de monitoramento e controle remoto para diversas aplicações industriais, como energia, agricultura, meio ambiente, transporte, etc.
  • Utiliza a tecnologia 2/3/4G para a comunicação sem fio com a internet, o que garante uma maior cobertura e disponibilidade do sinal em áreas remotas ou sem infraestrutura de rede.
  • Utiliza o GPS para a localização geográfica dos dados, o que permite uma maior precisão e rastreabilidade dos mesmos em mapas ou gráficos.
  • Possui 8 entradas analógicas, 3 entradas digitais, 3 saídas digitais, 1 relé, 2 portas de comunicação e 1 porta LAN, o que possibilita a conexão com diversos tipos de sensores e atuadores para a medição e o controle de variáveis físicas como temperatura, pressão, umidade, nível, velocidade, etc.
  • Suporta o uso de painel solar e bateria para a alimentação do sistema, o que permite uma maior autonomia e sustentabilidade do mesmo em locais sem acesso à rede elétrica.
  • Utiliza o software ISaGRAF, que é uma ferramenta de desenvolvimento baseada no padrão IEC 61131-3 de linguagens de programação para controladores lógicos programáveis (PLCs), que é um padrão internacional reconhecido e amplamente utilizado na indústria.
  • Possibilita a escolha entre cinco linguagens diferentes para a programação do controlador: Ladder Diagram (LD), Instruction List (IL), Structured Text (ST), Function Block Diagram (FBD) e Sequential Function Chart (SFC), que são linguagens gráficas ou textuais que facilitam a compreensão e a depuração do programa.
  • Possui um design compacto e robusto, que facilita a instalação e adaptação em diferentes ambientes e aplicações.

Como instalar o G-4514PD-4GAU

  1. Conecte o cabo 2/3/4G ao conector SMA fêmea do controlador e à antena 2/3/4G. A antena deve ser instalada em um local com boa recepção do sinal da operadora de telefonia móvel.
  2. Conecte o cabo GPS ao conector SMA fêmea do controlador e à antena GPS. A antena deve ser instalada em um local com boa visão do céu.
  3. Conecte o cabo das entradas analógicas ao conector de parafuso de 14 pinos do controlador e aos sensores com saída analógica que deseja medir. Certifique-se de que os sensores estejam bem conectados e configurados para as faixas de tensão ou corrente compatíveis com as entradas analógicas do controlador.
  4. Conecte o cabo das entradas digitais ao conector de parafuso de 6 pinos do controlador e aos dispositivos com saída digital que deseja receber. Certifique-se de que os dispositivos estejam bem conectados e configurados para os modos de contador, frequência ou estado lógico compatíveis com as entradas digitais do controlador.
  5. Conecte o cabo das saídas digitais ao conector de parafuso de 6 pinos do controlador e aos dispositivos com entrada digital que deseja enviar. Certifique-se de que os dispositivos estejam bem conectados e configurados para os modos de pulso, PWM ou estado lógico compatíveis com as saídas digitais do controlador.
  6. Conecte o cabo do relé ao conector de parafuso de 3 pinos do controlador e ao dispositivo com entrada ou saída elétrica que deseja acionar. Certifique-se de que o dispositivo esteja bem conectado e não ultrapasse a carga máxima suportada pelo relé.
  7. Conecte o cabo RS-232 ao conector DB9 macho do controlador e a uma porta serial do computador ou de outro dispositivo compatível.
  8. Conecte o cabo RS-485 ao conector DB9 macho do controlador e ao dispositivo com interface RS-485 que deseja comunicar.
  9. Conecte o cabo LAN ao conector RJ45 fêmea do controlador e a uma porta LAN do roteador, switch, servidor ou outro dispositivo compatível.
  10. Conecte a fonte externa de alimentação ao conector DC jack do controlador e à tomada elétrica.
  11. Instale o software ISaGRAF Workbench e o software ISaGRAF Target no seu computador, seguindo as instruções do fabricante.
  12. Abra o software ISaGRAF Workbench e crie um novo projeto para o controlador G-4514PD-4GAU, selecionando o modelo correto na lista de dispositivos suportados.
  13. Programe o controlador em uma das cinco linguagens disponíveis: Ladder Diagram (LD), Instruction List (IL), Structured Text (ST), Function Block Diagram (FBD) ou Sequential Function Chart (SFC), usando os recursos e as funções do software ISaGRAF Workbench.
  14. Compile e transfira o programa para o controlador, usando a interface RS-232 e o software ISaGRAF Target.
  15. Instale o software G-4514PD Utility no seu computador, seguindo as instruções do fabricante.
  16. Abra o software G-4514PD Utility e configure os parâmetros da interface 2/3/4G e do GPS, como APN, PIN, PUK, etc.
  17. Instale o software EZ Data Logger no seu computador, seguindo as instruções do fabricante.
  18. Abra o software EZ Data Logger e configure a coleta, o armazenamento, o processamento e a visualização dos dados provenientes das entradas e saídas do controlador.

Pronto! O seu G-4514PD-4GAU está instalado e pronto para funcionar.

Neste texto, você aprendeu sobre o produto G-4514PD-4GAU – PAC Tecnologia 2/3/4G, GPS, 8 AI,3 DI, 3 DO, 1 Relé, 2 COM, 1 LAN, Suporta Painel Solar e Bateria, que é um controlador programável que permite a implementação de soluções de monitoramento e controle remoto para diversas aplicações industriais, como energia, agricultura, meio ambiente, transporte, etc.

Você viu as principais características, vantagens e formas de instalação do produto. Esperamos que este texto tenha sido útil e esclarecedor para você. Se você gostou deste texto e quer saber mais sobre outros produtos da LRI, visite nosso blog. Se você tem interesse em adquirir o produto G-4514PD-4GAU, acesse o nosso site e faça o seu pedido. Agradecemos a sua leitura e esperamos o seu comentário sobre novos tópicos de interesse. Até a próxima!