Seja um membro LRI

Receba notícas em primeira mão assim como ofertas privilegiadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Fontes Industriais da Família MDR da Meanwell

Garanta eficiência em seus projetos com a linha MDR da Meanwell, fontes de alimentação robustas para uso industrial.

LR-7560U

Módulo Conversor LR-7560U: Comunicação USB para RS-232 com Alta Velocidade

O LR-7560U é um módulo conversor que permite a comunicação entre equipamentos com interface USB e equipamentos com interface RS-232, que é uma interface serial padrão usada em diversos dispositivos, como impressoras, scanners, modems, etc. O LR-7560U suporta uma alta velocidade de transmissão de até 921.6 kbps e não possui isolamento galvânico entre as interfaces. Neste texto, vamos abordar as principais características, vantagens e formas de instalação do produto.

Características do LR-7560U

  • Possui uma interface USB 2.0 com conector tipo B fêmea, que pode ser conectada a qualquer porta USB do computador ou de outro dispositivo compatível.
  • Possui uma interface RS-232 com conector DB9 macho, que pode ser configurada para diferentes parâmetros de comunicação, como taxa de transmissão, bits de dados, bits de parada, paridade e controle de fluxo.
  • Possui um LED indicador de status da comunicação entre as interfaces.
  • Possui um circuito integrado FT232RL da FTDI, que é um chip conversor USB para serial com drivers para Windows, Linux e Mac OS.
  • Possui um circuito integrado SP3232E da Exar, que é um chip transceptor RS-232 com proteção contra sobretensão e curto-circuito.
  • Possui um regulador de tensão AMS1117-3.3 da Advanced Monolithic Systems, que fornece uma tensão de 3.3 V para o circuito integrado FT232RL.
  • Possui um jumper JP1 que permite selecionar a fonte de alimentação do módulo: pela interface USB ou por uma fonte externa de 5 VDC.
  • Possui um jumper JP2 que permite habilitar ou desabilitar o controle de fluxo por hardware (RTS/CTS) na interface RS-232.

Vantagens do LR-7560U

  • Permite a comunicação entre equipamentos com interface USB e equipamentos com interface RS-232, que é uma interface serial padrão usada em diversos dispositivos, como impressoras, scanners, modems, etc.
  • Suporta uma alta velocidade de transmissão de até 921.6 kbps, o que garante uma maior eficiência e desempenho na comunicação entre os equipamentos.
  • Não possui isolamento galvânico entre as interfaces, o que reduz o custo e o tamanho do módulo, mas também implica em alguns cuidados na instalação e no uso do mesmo.
  • Possui drivers para Windows, Linux e Mac OS, o que facilita a compatibilidade e a instalação do módulo em diferentes sistemas operacionais.
  • Possui proteção contra sobretensão e curto-circuito na interface RS-232, o que aumenta a segurança e a durabilidade do módulo.
  • Possui opções de seleção da fonte de alimentação e do controle de fluxo por hardware na interface RS-232, o que permite uma maior flexibilidade e adaptação às necessidades dos usuários.

Como instalar o LR-7560U

  1. Conecte o cabo USB ao conector tipo B fêmea do módulo e a uma porta USB do computador ou de outro dispositivo compatível. O LED indicador deve acender em vermelho, indicando que o módulo está recebendo energia pela interface USB.
  2. Conecte o cabo serial RS-232 ao conector DB9 macho do módulo e ao equipamento com interface RS-232 que deseja comunicar.
  3. Selecione a fonte de alimentação do módulo pelo jumper JP1: se você quiser usar a energia fornecida pela interface USB, deixe o jumper na posição 1-2; se você quiser usar uma fonte externa de 5 VDC, deixe o jumper na posição 2-3 e conecte a fonte ao conector DC jack do módulo.
  4. Selecione o controle de fluxo por hardware na interface RS-232 pelo jumper JP2: se você quiser habilitar o controle de fluxo por hardware (RTS/CTS), deixe o jumper na posição ON; se você quiser desabilitar o controle de fluxo por hardware, deixe o jumper na posição OFF.
  5. Instale o driver do módulo no seu sistema operacional, seguindo as instruções do fabricante. Você pode baixar o driver do site da FTDI: [1]. Após a instalação, o módulo deve ser reconhecido como uma porta serial virtual (COM) pelo seu sistema operacional.
  6. Configure os parâmetros de comunicação da porta serial virtual (COM) de acordo com os parâmetros do equipamento com interface RS-232 que deseja comunicar, como taxa de transmissão, bits de dados, bits de parada, paridade e controle de fluxo. Você pode usar um software de comunicação serial, como o HyperTerminal ou o PuTTY, para fazer isso.

Pronto! O seu LR-7560U está instalado e pronto para funcionar

Neste texto, você aprendeu sobre o produto LR-7560U – Módulo Conversor de USB para RS-232, Alta Velocidade, Não Isolado, que é um módulo conversor que permite a comunicação entre equipamentos com interface USB e equipamentos com interface RS-232, que é uma interface serial padrão usada em diversos dispositivos, como impressoras, scanners, modems, etc.

Você viu as principais características, vantagens e formas de instalação do produto. Esperamos que este texto tenha sido útil e esclarecedor para você. Se você gostou deste texto e quer saber mais sobre outros produtos da LRI, visite nosso blog. Se você tem interesse em adquirir o produto LR-7560U, acesse o nosso site e faça o seu pedido. Agradecemos a sua leitura e esperamos o seu comentário sobre novos tópicos de interesse. Até a próxima!

Artigo anterior
Próximo artigo